ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um “quadro” que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. Embora ainda muito tímido no cenário mundial, o uso dessa expressão "desenvolvimento sustentável" tem a finalidade de:


Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
Garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente. 
Divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
Sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento. 

O Brasil é caracterizado por um “racismo institucional, em que hierarquias raciais são culturalmente aceitas”, segundo estudo publicado e aprovado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. Segundo o documento, a participação dos afrodescendentes na economia nacional é de apenas 20% do PIB, apesar de representarem mais da metade da população do Brasil. “O racismo permeia todas as áreas da vida, no entanto, tem sido difícil aos afro-brasileiros para levantar e discutir o assunto”; já que ainda existe o “mito da democracia racial” no país, diz o relatório. “Isso é frequentemente usado por políticos conservadores para descreditar ações afirmativas e políticas e leis direcionadas (aos afrodescendentes)”, acrescenta.

(Adaptado de: Portal G1. Relatório da ONU diz que Brasil tem racismo institucional. 12/09/2014. Disponível em:    

Acesso em ago.2017)

                                                                

Adaptado de: Revista Isto É. Racismo à brasileira. 06/12/2013. Disponível em: . Acesso em ago.2017.

 

Os documentos destacam uma avaliação do racismo no Brasil e as dificuldades de se combater um tipo de preconceito que está internalizado na sociedade e nas instituições políticas. Considerando o contexto social da atualidade, a permanência do “mito da democracia racial” associado ao “racismo institucional” no país favorece:


A ausência de políticas públicas que minimizem as desigualdades sociais.
A legitimação e a permanência da escravidão contra os afrodescendentes.
A igualdade racial e a busca pelos direitos sociais e civis.
A criação de sistema de cotas que discriminam negros e brancos.
O reconhecimento da diversidade racial e da miscigenação cultural.

A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de reconhecimento dos direitos indígenas. Apesar disso, muitas pessoas ainda ignoram a presença histórica do indígena, julgando que eles em nada contribuíram para a formação da nossa sociedade, o que reforça o preconceito e a indiferença. Por isso há a necessidade de instrumentos legais que permitam a concretização dos direitos e do reconhecimento da diversidade sociocultural.

Sobre os direitos constitucionais reservados aos indígenas, leia com atenção cada uma das afirmativas a seguir e analise a relação estabelecida entre elas:


 I. A Constituição de 1988 manteve os indígenas vinculados à tutela estatal, embora tenha concedido liberdade civil e plena autonomia a partir da demarcação dos territórios destinados a eles.

PORQUE

II. As terras indígenas são declaradas, constitucionalmente, como direito originário, sendo destinadas ao usufruto, exclusivamente indígena, das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

 

Analisando as afirmações, conclui-se que:


As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas são falsas.
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Estar inserido na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.

 Disponível em: Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).

 

Com base no texto apresentado, conclui-se que:


A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. 
Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, inclusive nas classes sociais menos favorecidas, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a somente a capacidade de tomar decisões. 
O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em exclusivamente nos grandes centros urbanos. 
A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores em todos os domicílios brasileiros. 

Segundo o Banco de Dados Tropicais (BDT), a conservação da biodiversidade nas unidades de conservação do Cerrado brasileiro enfrenta alguns obstáculos. De acordo com o que vem sendo noticiado pelas mídias sobre os estudos sobre os Impactos ambientais/Gestão Ambiental e com base na informação acima, assinale a opção correta.


A baixa remuneração, poucas oportunidades de ascensão profissional, carência de equipamento e capacidade administrativa dos responsáveis pelo monitoramento de áreas protegidas, que, muitas vezes, resultam em instituições corroídas pela burocracia e a corrupção.
Os recursos naturais são explorados, objetivando o benefício das populações locais.
O insuficiente conhecimento sobre os ecossistemas e espécies do cerrado, relegado a um segundo plano, quer na conservação, quer em recursos, para estudos e inventários, assim como ocorre com a Amazônia e à Floresta Atlântica.
As poucas pesquisas são aplicadas na resolução de problemas ambientais, havendo comunicação entre o meio científico e os gestores ambientais. Os esforços conservacionistas atuam sobre um número grande de mamíferos, aves, ou espécies de plantas, ou no estabelecimento de áreas protegidas, o que torna o acervo biológico conhecido.
A existência de uma quantidade excessiva de unidades de conservação do Cerrado impede o manejo e a gestão corretos destas unidades. 

Avaliação é um termo bastante amplo. A toda hora estamos fazendo avaliações: “O tempo hoje está fechado, será que vai chover?”, “Com que roupa vou ao cinema?”, “Seu cabelo está bonito!”. Tudo isso são formas de avaliação, presentes em nosso dia a dia em tudo o que fazemos. Muitas vezes avaliamos, mesmo sem perceber que o estamos fazendo. Portanto, mesmo que seja uma simples avaliação do tempo ou da roupa, utilizamos de alguns critérios para tomar nossas decisões. No entanto, ao tomarmos decisões mais sérias, como a respeito de nosso projeto de vida, de nossa carreira, os critérios que utilizamos não são tão simples, como escolher uma roupa para uma determinada ocasião, ou optar por levar ou não um guarda-chuva. Na escola também acontece da mesma forma. No entanto, as decisões a serem tomados, os critérios a serem levantados e as avaliações a serem realizadas, não estão nas mãos de uma única pessoa.

 

Com base nessa reflexão, e considerando os desafios da superação do fracasso escolar, julgue as afirmativas que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(  ) A escola deve sugerir aos pais que contratem uma professora particular, pois é impossível ao professor oferecer uma atendimento individualizado devido ao grande número de alunos em sala de aula.

(  ) A escola deve separar os alunos com dificuldades de aprendizagem para facilitar o atendimento individual.

(  ) A escola deve promover uma avaliação de aprendizagem que respeite as diferenças e os ritmos de cada aluno, dando atendimento diferenciado para os que necessitam de maior atenção.

(  ) A escola deve elaborar uma proposta pedagógica que contemple a avaliação da aprendizagem que estabeleça diferentes critérios para avaliar respeite a diversidade presente na sala de aula.

 

Assinale a sequência correta.


V, V, V, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, F, V.

Leia, com atenção, o texto abaixo.

 

Há muitas escolas que não passam de jacarés. Devoram as crianças em nome do rigor, de ensino apertado, de boa base, de preparo para o vestibular. É com essa propaganda que elas convencem os pais e cobram mais caro… Mas, e a infância? E o dia que não se repetirá nunca mais? E os sonos frequentados por pesadelos de quinze pontos, recuperação, férias perdidas e palavras de ventríloquo? Escolas jacarés, que as crianças têm de frequentar, e quando começam a demonstrar sinais de pavor frente ao bicho, tratam logo de dizer que o bicho vai muito bem obrigado, que é a criança que está tendo problemas, um foco cerebral com certeza, neurologista, psicólogo, psicanalísta, e os pais vão, de angústia em angústia, gastando dinheiro, querendo o melhor para o filho… Quanto a mim considero que isso não passa de crueldade dos grandes contra os pequenos. Torturá-las agora, em benefício daquilo que elas poderão ser, um dia, se caírem nas armadilhas que os desejos dos grandes para elas armam [...].

 

(ALVES, Rubem. Estórias para quem gosta de ensinar: o fim dos vestibulares. Campinas, S.P.: Papirus, 2000, p. 57)

 

Sobre a finalidade da avaliação de aprendizagem, avalie os itens a seguir.

 

I Classificar o aluno para ser aprovado ou reprovado.

II Incentivar a competição.

III Satisfazer os pais.

IV Desenvolver a capacidade do aluno de refletir sobre o conhecimento.

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III e IV.
I e II.
I e III.
IV, apenas.
I, II e III.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres. A avaliação é de Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, braço da ONU dedicado à ciência e à educação. “Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional”. O desafio é mundial. Mas pode ser ainda mais severo no Brasil, devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e a limitações de acesso à internet – problema que afeta docentes e estudantes.

 

(Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2017)

 

Considerando o uso das tecnologias da informação e comunicação no ambiente educacional, analise as asserções que seguem.

 

Para fazer uso didático das tecnologias da informação e comunicação, é preciso que o professor conheça como as diferentes mídias podem ser aplicadas no ambiente educacional.

PORQUE

O uso didático das ferramentas de informação e comunicação exige o conhecimento das diferentes mídias e suas interfaces, o que demanda formação, treinamento e atualização dos professores.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.

O ato intencional em que se sustenta a prática docente se desdobra sobre os complexos processos de subjetivação e construção de sentidos. Ensinar constitui um espaço de relações humanas concretas, onde diferentes sujeitos, com distintas percepções de seus papeis sociais, revelam um exercício subjetivo que traz à tona a dinâmica de interação Eu-Outro: no interior das relações de ensino os indivíduos elaboram as suas visões de mundo e se elaboram no mundo, pelo Outro.

 

(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari, 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, p. 135)

 

Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.

 

O sentido da educação é extrínseco ao modo de organização das sociedades e seu contexto histórico-cultural, por isso em nada se relaciona com a postura crítica que o homem desenvolve ante o mundo e a si mesmo.

PORQUE

O indivíduo não pode ser compreendido fora do seu contexto, uma vez que ele mesmo é o sujeito de sua formação e se desenvolve nos desdobramentos contínuos da reflexão sobre seu lugar no mundo.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O processo histórico de instituição dos direitos fundamentais consistiu-se, primeiramente, como conquista das liberdades políticas, o que foi denominado como direitos de primeira geração. Tendo como princípio os valores do liberalismo francês do século XVII, os conflitos políticos desse período defendiam:

 

I a afirmação dos direitos individuais.

II a limitação dos poderes absolutistas.

III a afirmação dos direitos sociais.

IV a afirmação ao direito à greve.

V a preservação do direito de propriedade.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II e V.
II, IV e V.
I, III e V.
II, III e IV.
I, II e IV.
Páginas: 123456